Monday, January 29, 2007

Dos parênteses iluminados

"No séc. XVIII viveu na França um homem que pertencia à galeria das mais geniais e detestáveis figuras daquele século nada pobre em figuras geniais e detestáveis. A sua história é contada aqui. Ele se chamava Jean-Baptiste Grenouille e se, ao contrário dos nomes de outros geniais monstros como, digamos, Sade, Saint-Just, Fouché, Bonaparte, etc., o seu nome caiu hoje no esquecimento. Isto certamente não ocorreu porque Grenouille tenha ficado atrás desses homens das trevas mais famosos em termos de arrogância, desprezo à raça humana, imoralidade, ou seja, em impiedade, mas porque o seu gênio e a sua única ambição se concentravam numa área que não deixa rastros na história: o fugaz reino dos perfumes."

(O Perfume - História de um Assassino, 1985)

Agora não está mais esquecido! Finalmente saiu o filme d'O Perfume. Um filme? Não, não é só um filme; é a representação visual aproximada de tudo que se esperava de um livro sobre perfumes. E, bom, de visual, eles entendem.
Não o vi ainda, pois moro em Florianópolis, e isso significa que provavelmente chegará antes em dvd do que no cinema. Portanto, sem críticas ao filme em si. Mas quanto ao livro, ele conquista na primeira página. E mantém o mesmo primor de escrita durante as próximas 200 e poucas.

O autor, Patrick Süskind, é alemão, vive em Munique e não dá entrevistas. Escreveu mais alguns contos, novelas e teatros. Não faço idéia do que ele pensa sobre O Perfume, sua obra-prima, super aclamada. Mas tenho a impressão que Grenouille o assombra em sonhos...

Süskind só peca em uma coisa: ter escrito A Pomba. Quase perdi meu respeito por ele. Mas pelo menos a capa do livro é uma pintura do Magritte. E eu queria que existisse uma capa d'O Perfume, pode ser edição comemorativa mesmo, com obra do Caravaggio. Combina...

Agora é esperar chegar em dvd! Aceito doações de pôsters!


Encontrado em: http://www.parfum.film.de

4 Comments:

Anonymous Anonymous disse...

Um perfume pode dizer mais que mil palavras e um pouco menos que um olhar.
valeu a dica, vou assistir o livro e procurar o filme, pra depois ter algo para falar...se me permite, é claro..

beijos
Julio M

01 February, 2007 05:37  
Blogger Srta Nanda disse...

sim, críticas construtivas são sempre bem-vindas! assista o livro e me conte o que achou!

01 February, 2007 17:46  
Blogger paula disse...

Eu sempre quero ler esse livro. Porque você fala tão bem dele e eu confio tanto nas suas indicações ;)
Assim que sair o filme aqui nas longínquas terras insulares, juntas iremos ao cinema, sim?
Mas confesso: sempre assisto adaptações de obras escritas para o cinema com receio. É difícil ficar a altura (com exceções, lógico).

Beijos

04 February, 2007 15:12  
Blogger paula disse...

atualizei!

04 February, 2007 19:03  

Post a Comment

<< Home